Noticias | 23/05/2018
Secretaria de educação realiza atividades sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil
  • Enviar por e-mail
Foram realizadas, palestras, atividades escritas como criação de cartazes, apresentações em data show e distribuído panfletos todos abordando o tema.

Com o objetivo de dar visibilidade à luta contra o abuso sexual infanto-juvenil, aconteceu na ultima sexta feira (18) Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a prefeitura municipal de Montividiu do Norte, através da secretaria municipal de educação juntamente com a secretaria municipal de saúde, promoveram diversas atividades em alusão ao dia 18 de maio.

Durante o dia na escola municipal Professor Carlos Roberto de Oliveira (Povoado de São Pedro), foram realizadas palestras ministradas para os alunos por professoras e psicólogas, que abordaram o tema da campanha. Diversas outras atividades foram realizadas, como criação de cartazes, atividades escritas, apresentações em data show e panfletos todos abordando o tema.

A proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda sociedade a partir da luta e defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. O projeto destaca ainda a participação dos adultos, além da sua responsabilidade legal de proteger, de defender, cabe o papel pedagógico da orientação e acolhida. Se esquecer é permitir, lembrar é combater. E a maior forma de combate a violência contra crianças e adolescentes é a conscientização da comunidade em geral de que esse mal existe e está presente no dia a dia de muitos lares.

A prefeita participou durante o evento e parabenizou a equipe escolar “Quero parabenizar toda equipe que se propôs a realizar esse evento, em especial a Diretora Izabel Telles pelo trabalho desenvolvido isso reforça o nosso compromisso com as crianças e adolescentes do município, e também parabenizar os profissionais de saúde que tem um importante papel nesse combate contra a exploração sexual

Apenas no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.

Dados como esses, divulgados pelo Disque Direitos Humanos, evidenciam como é importante combater essa realidade. E maio é o mês dessa luta.

Denuncie

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

Você pode agir. Proteja nossas crianças e adolescentes. Faça bonito e disque 100.

Por que 18 de maio?

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

O que é violência sexual?

É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.

É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Abuso x Exploração

A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.

Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Prevenção

A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

tv prefeitura

endereço

Prefeitura Municipal de Montividiu do Norte

  • Praça Vereadora Nilda Mota Lucindo
  • Centro CEP: 76465-000 Montividiu do Norte-GO
  • Expediente administrativo das 08h00 ás 12h00 e 13h00 ás 17h00
  • administracao@montividiudonorte.go.gov.br
  • CNPJ 25.005.166/0001-21

fale com a prefeitura

  • Prefeitura de Montividiu do Norte (62) 3384-6282
  • Pronto Atendimento Municipal (62) 3384-6282
  • Licitação (62) 3384-6282
  • Obras (62) 3384-6282
  • Educação (62) 3384-6282
  • Saúde (62) 3384-6282
  • Guarda Municipal (62) 3384-6282
  • Bombeiros (62) 3384-6282
  • Relação de contatos