Noticias | 29/05/2018
Montividiu do Norte Área de preservação ambiental na região do escondido é tema de audiência pública
A criação de uma unidade de conservação do escondido é uma formalização, por meio de decreto, para a proteção de área que mantêm os atributos naturais de uma região

A Prefeitura Municipal de Montividiu do Norte, através da Secretária Municipal de Agricultura, Abastecimento, Indústria, Comercio e Meio Ambiente, realizou na última quinta-feira dia 24/05 uma consulta pública sobre a Criação de Unidade de Conservação Ambiental na Região do Escondido, a audiência foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores.

O evento aconteceu no Plenário Tamires Carneiro Cardoso e foi prestigiado por diversas autoridades politicas, entre elas: a Prefeita Jacira Martins (Cirinha), Vereadores, Secretários Municipais, sociedade civil, Proprietários rurais e servidores públicos.

De acordo com a Secretária Municipal de Agricultura, Abastecimento, Indústria, Comercio e Meio Ambiente, Lenice Martins Fernandes, o objetivo é discutir possíveis propostas para criação de uma Unidade de Conservação Ambiental na Região do Escondido para a conservação das nascentes dos Rios da região.

Na consulta pública foram apresentadas as justificativas para a criação da Unidade de Conservação Ambiental. Após as apresentações foi aberta a seção de debates, quando os participantes puderam fazer perguntas, tecerem críticas, sugestões e opiniões sobre o tema.

A Prefeita Cirinha, enfatizou que esta será uma grande conquista para a população montividense, e que temos que cuidar das nascentes dos rios do nosso município, e com a criação da UCA, a administração poderá contribuir e muito na preservação e conservação do Meio Ambiente, pois a falta de água está cada vez mais preocupante, temos que reflorestar preservar as nascentes e cuidar do nosso Bioma (cerrado).

A criação da unidade de conservação do escondido é uma formalização, por meio de decreto, para a proteção de área que mantêm os atributos naturais de uma região, que hoje está ameaçada pela urbanização, uma sociedade que ainda mantém o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade preservando nossas riquezas naturais garantira uma qualidade de vida para sua população e para as gerações futuras.

Os municípios que possuem áreas com Unidades de Conservação Ambiental recebem um incentivo do Governo Estadual o ICMS Ecológico – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – este é um recurso utilizado pelo governo do Estado como incentivo às atividades de preservação ambiental. O intuito é beneficiar os municípios vinculados à existência das UCAs.

Entenda o que é uma Unidade de Conservação

Unidade de Conservação (UC) é a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) (Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000) às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais. São "espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei" (art. 1º, I).

As UC’s possuem o objetivo de preservar e conservar os remanescentes dos ecossistemas naturais, possibilitarem a manutenção da biodiversidade, valorizar a paisagem da região e assegurar condições de bem estar público. Por se tratar de uma área protegida, o local também poderá ser aberto a pesquisas, recreação e turismo controlado.

endereo

• Praa Vereadora Nilda Mota Lucindo