Noticias | 11/06/2018
Prefeita Jacira Martins (Cirinha) consegue cartões Renda Cidadã para mais 29 famílias montividenses
O número de pessoas beneficiadas pelo programa em Montividiu do Norte chega a 36 famílias.

A Prefeita de Montividiu do Norte, Jacira Martins (Cirinha da Farmácia), incansável na busca por recursos para garantir a melhoria na qualidade de vida da população montividenses, entregou na última sexta feira, 09, na Câmara Municipal juntamente com diversas autoridades, o quantitativo de 29 cartões do programa estadual Renda Cidadã a famílias carentes do município, com isso, o número de beneficiados pelo programa em Montividiu do Norte chega a 36 famílias.

A prefeita agradeceu ao Governador José Eliton e falou sobre a importância desse recurso, acrescentou também que o benefício irá promover melhorias significativas na qualidade de vida das famílias beneficiadas. “Esse programa vai acolher as famílias montividenses e dar maior qualidade de vida, esse é mais um benefício do Governo Estadual destinado o nosso município” concluiu.

Participaram também da entrega diversas autoridades, como a do André Luiz representando o Governador José Eliton, o vice-prefeito Wanderley Modesto, Vereadores, além de secretários e outras autoridades.

Com o Renda Cidadã, as famílias passaram a ter um repasse mensal em dinheiro, feito via cartão magnético. Desde o início, o programa é executado dentro de parâmetros sociais justos, por meio de cadastro das famílias que realmente precisam. Atualmente, mais de 100 mil famílias goianas são beneficiárias, num investimento total de R$ 67 milhões por ano.

Os repasses variam de R$ 100 a R$ 160 por família, dependendo da composição e necessidades especiais de cada grupo familiar. Ao longo dos anos, o Governo de Goiás foi aprimorando a gestão do programa, hoje administrado por um banco de dados interligado ao CadÚnico (Cadastro Único da Assistência Social), o cadastro nacional utilizado pelo programa Bolsa Família.

Saiba Mais

O programa Renda Cidadã foi criado pelo governador Marconi Perill em 1999, quando de sua primeira gestão. Foi o programa social que deu origem ao Bolsa Família do governo federal. As famílias podem receber de R$ 80 a R$ 160. O período de permanência familiar no programa é de 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

O benefício é concedido aos beneficiários inscritos no cadastro mantido pelo Governo Estadual e que preencham os requisitos do programa. Entre eles estão: limite de renda (a família não pode ter renda superior a R$ 697,50 mensais); comprovação de no mínimo três anos de residência ininterrupto no Estado; não participação em outro programa social. Além disso, a cada dois anos, o inscrito passa por uma reavaliação da condição socioeconômica. O auxílio varia de R$ 80 a R$ 160, dependendo do variável de educação, fornecido para famílias com crianças em idade escolar ou do variável de saúde, acrescido se houver no grupo familiar integrante portador de doenças como hemofilia, epilepsia, doença renal crônica, HIV, entre outras.

O pagamento dos benefícios é realizado de acordo com o Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, ou seja, nos últimos dez dias úteis de cada mês, por final de Número de Identificação Social (NIS), e pode ser sacado com o cartão social nos terminais de autoatendimento, nos Correspondentes Caixa-Aqui, lotéricos ou nas agências da Caixa.