Noticias | 26/06/2018
Prefeita Cirinha assina Acordo de cooperação no INCRA que beneficia mulheres assentadas

A Prefeita de Montividiu do Norte, Jacira Martins (Cirinha da Farmácia) estive na sede do INCRA em Goiânia, no dia 12 de junho acompanhado da secretária de Agricultura, Lenice Martins, onde assinaram, um acordo de cooperação técnica para o Programa Fomento Mulher, que concede crédito no valor de até R$ 3.000,00 (três mil reais), para a implantação de projeto produtivo sob responsabilidade da mulher titular do lote.

O acordo prevê prestação a capacitação de servidores municipais, que vão elaborar projetos e prestar assistência técnica para os assentados acessarem créditos do Incra, que serão disponibilizados diretamente às famílias para investimento em atividades produtivas.

Esse crédito no valor de até R$ 3.000,00 (três mil reais), estimula a implantação de projeto produtivo sob responsabilidade da mulher titular do lote. No município de Montividiu do Norte existem 13 assentamentos da reforma agrária, concentrando mais de 660 famílias de agricultores.

Segundo a Prefeita “Esse Programa Fomento Mulher é um investimento muito importante e estratégico, ele fortalece o trabalho das agricultoras que passam a ter mais influência na formação da renda familiar nos assentamentos”, concluiu.

O crédito pode ser utilizado para diversas atividades, entre as quais: implantação de quintais produtivos – que é o cultivo de hortaliças, árvores frutíferas, plantas medicinais – e a criação de pequenos animais, como porcos e galinhas.

Fomento Mulher e Quintais Produtivos: uma estratégia de construção de autonomia das mulheres rurais.

A linha de crédito fomento mulher disponibilizada pelo INCRA é o conhecimento da importância do trabalho produtivo das mulheres da reforma agrária.

Quem pode acessar: todas as trabalhadoras assentadas da reforma agrária atendidas por serviço de assistência técnica e extensão Rural podem acessar o fomento mulher. Para isso é necessário que o cadastro esteja atualizado no INCRA e não ter recebido crédito apoio mulher anteriormente.

Valor disponível e forma de pagamento: R$ 3.000,00 (três mil reais) por mulher assentada em parcela única. Prazo de um ano para pagar, e juro de 0,5% ao ano.

Ao pagar o crédito Fomento Mulher em dia e em uma única parcela a assentada tem um desconto de 80%, ou seja, dos R$ 3.000,00, a agricultora assentada paga somente R$ 600,00 (seis centos), ao final de um ano.

Alguns itens que podem ser utilizados no projeto de Quintais Produtivos:

– Insumos: sementes de hortaliças, semente de plantas medicinais, mudas de árvores frutíferas, sementes de mudas de banco de proteína, pequenos animais como: galinha, pato, porco, bode, carneiro.
– Material de Infraestrutura: material para construção do canteiro econômico com lona de plástico, tijolo, material para construção de galinheiro, madeira, cimento, porta, kit de irrigação: mangueira, caixa d’água, conector, material para contenção de pequenos animais.

Objetivos do fomento mulher:
Estimular a mulher a desenvolver atividades rentáveis para melhoria de vida abrangendo todos os membros familiares com sustentabilidade;

Melhorar a renda familiar, incluir a mulher no processo produtivo, garantir a segurança alimentar.

– Resultados Esperados: trazer autonomia financeira; estimular o núcleo familiar a produzir com sustentabilidade.