Noticias | 09/07/2018
Prefeitura de Montividiu do Norte - Parceria com a Polícia Militar forma 102 alunos do PROERD
102 alunos receberam a formação durante 06 meses, alunos do 5º ano da Escola José Marques de Brito e os alunos do 6º e 7º ano do Colégio Chico Mendes.

A Prefeitura de Montividiu do Norte, na quinta-feira (27/06), juntamente com o 3° Batalhão de Polícia Militar realizou, em parceria com a Secretaria de Educação do município, a formatura da primeira turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), ao todo foram 102 alunos que receberam a formação durante 06 meses, alunos do 5º ano da Escola Municipal José Marques de Brito e os alunos do 6º e 7º ano do Colégio Estadual Chico Mendes.

O evento ocorreu no centro pastoral, e contou com a presença da Prefeita Jacira Martins, do Vice-Prefeito Wanderley Modesto, o Major da policia militar Evando Polidório Lustosa, secretária de Educação Oneides Freire, Presidente da câmara Municipal Luis Carlos, demais vereadores além da equipe gestora da escola, Diretora, dos formandos, seus familiares e professores

Para a, secretária de Educação, Oneides Freire, o PROERD tem contribuído e muito para a redução dos índices de violência dentro e fora das salas de aula. “Acredito que tenha diminuído muito a violência, tanto dentro das salas, como na hora do recreio. Eles estão aprendendo a se familiarizar com os outros colegas”, comentou

O PROERD é um programa de caráter preventivo, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, desenvolvido no Brasil pela Polícia Militar. O programa consiste em quatro currículos, sendo três destinados a crianças e adolescentes da educação infantil, 5º, 6º e 7º ano, contendo 11 lições, com aulas uma vez por semana, aplicadas ao longo do semestre letivo. O quarto currículo é o Proerd para pais, contendo cinco lições.

As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de auto-controle e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e dos jovens.

No Programa Proerd para Educação Infantil foram trabalhadas atividades com alunos do 3º e 4º anos, com esses alunos o curso afirma a importância de nunca passar trotes, desenvolve noções de trânsito, incluindo conhecimento das principais placas de trânsito, significado das cores do semáforo. Além disso, os alunos aprendem noções básicas de segurança pessoal, compreensão de como lidar com sentimentos (a raiva, a tristeza, a alegria) e como lidar com a diversidade cultural e o bullying.

A Prefeita destacou a importância do Proerd e também solicitou a Policia Militar que de continuidade do Programa no município, “Agradeço ao Major Evando Lustosa pela oportunidade do município participar desse projeto da policia militar, pois e muito importante para nossos jovens, quero também parabenizar a secretária de educação Oneides Freire e toda sua equipe pela organização da Formatura e dar os parabéns a todos os Formandos e aos Pais por incentivarem seus filhos a participar do Programa, pois e muito importante saber os efeitos que as drogas podem causar nos nossos jovens”, concluiu.

O PROERD é uma ferramenta utilizada no mundo inteiro no combate preventivo ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, no Estado de Goiás o Programa foi iniciado em 1998.