Noticias | 29/08/2018
Programa Saúde na Escola realiza palestras e beneficia estudantes em Montividiu do Norte
Cada aluno recebeu um 1 kit de higiene bucal e escovação (fio dental, creme dental e escova de dente)

A prefeitura de Montividiu do Norte está desenvolvendo o Programa Saúde na Escola (PSE), através da secretaria de saúde e da secretaria de educação o programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Foram realizadas atividades sobre atenção com a saúde bucal Colégio Municipal José Marques de Brito, Colégio Estadual Chico Mendes e a Creche José Adelino Gomes de Miranda englobando alunos da educação infantil e do Ensino Fundamental.

Os alunos receberem uma palestra da cirurgiã-dentista, Gábia Praxedes com tema “Saúde bucal x Saúde geral”, após a palestra foram entregues para cada aluno um 1 kit de higiene bucal e escovação (fio dental, creme dental e escova de dente) para cada aluno.

O desenvolvimento deste programa possibilita um cuidado maior com a saúde dos educandos e melhora da qualidade de vida através da prevenção de doenças, detecção de alguns sinais e sintomas em fase inicial. A secretária de saúde, Jacilene Martins reforça a importância do programa como forma de prevenção de doenças e conscientização sobre os cuidados com a saúde desde os primeiros anos da criança, “O crescimento do programa dentro da rede pública de ensino é muito importante, pois torna a escola o principal palco para a promoção da saúde.”, ressaltou Jacilene.

As ações desenvolvidas nas escolas do município através do PSE são atualização vacinal dos estudantes; avaliação de peso e altura; palestras e panfletagens para o combate ao mosquito Aedes Aegypti; aplicação de flúor e palestras sobre cuidados odontológicos; saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração; palestra sobre identificação de possíveis sinais de alteração auditiva; prevenção das violências; palestra sobre identificação de sinais de doença em eliminação; prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas; realização de práticas corporais , da atividade física e do lazer; promoção da cultura de paz e cidadania e prevenção de DST/AIDS.