Noticias | 21/10/2018
Prefeitura de Montividiu do Norte - Conclusão do Curso de Artesanato Para Terceira Idade
O Curso está contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade.

A Prefeitura de Montividiu do Norte através secretaria de assistência social juntamente com a Prefeita Jacira Martins (Cirinha da Farmácia) e toda equipe do CRAS participaram da conclusão do curso de artesanato voltado para a terceira idade na ocasião também foi realizada a comemoração do aniversário da Dona Jucelina, Dona Regina e Dona Margarida que são aniversariantes do mês de outubro.

O curso de artesanato é oferecido através do CRAS - Centro de Referência em Assistência Social por meio do programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que está contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade.

Os benefícios do artesanato como terapia na terceira idade são inúmeros, o desenvolvimento de novas habilidades, como colagem e recorte que são artifícios que melhorando a capacidade cognitiva do idoso, mantendo o cérebro exercitado e em pleno funcionamento.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço que materializa as ações da proteção social básica da Política de Assistência Social. Trata-se de um serviço organizado em grupos, como forma de ampliar a convivência das diferentes culturas e das vivências entre os usuários, promovendo com isso o desenvolvimento do sentimento de pertença e de identidade.

Os grupos são formados respeitando as necessidades dos participantes, e levando em consideração as especificidade de cada faixa etária. Dessa maneira, hoje abordaremos o SCFV voltado exclusivamente para grupos de pessoas idosas.

Além disso, o trabalho manual provê uma grande diminuição no estresse e na ansiedade, aumentando a auto estima do idoso, gerando maior confiança e sensação de bem-estar ao estimular a criatividade do idoso.

A prática, quando usada com fins terapêuticos, ajuda a melhorar a capacidade de expressão e de comunicação do idoso, além de servir como uma forma de ocupação, lazer e integração.