Noticias | 29/10/2018
Prefeitura E SENAR Promovem Curso De Operação E Manutenção De Motoniveladora
Aulas do SENAR oferecem novos conhecimentos e possibilitam garantir certificado do Ministério do Trabalho, ampliando segurança e especialização dos trabalhadores

A Prefeitura de Montividiu do Norte, concluiu no mês de outubro o curso de Operação e Manutenção de Motoniveladora, promovido no município, uma parceria entre a Prefeitura - através da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Ofertado gratuitamente para os moradores de Montividiu do Norte, a capacitação foi uma opção importante para a ampliação de conhecimentos aos 10 alunos que integraram o grupo. Muitos tiveram contato como o maquinário pela primeira vez.
O treinamento capacita os operadores sobre os novos comandos do maquinário, além de lhes garantir o certificado de mão de obra especializada, documento exigido pelo Ministério do Trabalho, ampliando o conhecimento e a segurança dos trabalhadores.

O curso foi realizado por um instrutor especializado, oferecendo material didático e aulas práticas. A modalidade apresentou conhecimentos sobre Segurança no Trabalho, Código de Trânsito Brasileiro, painel de instrumentos, controles e comandos, montagem dos motores, formas de buscar maior estabilidade ao realizar manobras, entre outros.

A Prefeita Cirinha ressalta que é importante a realização do curso para que já atuem na área, para que estejam regulamentados a operar o maquinário. “Esta cooperação é de extrema importância para a Administração. O treinamento garante aos operadores a ampliação da segurança no trabalho, lhes traz maiores conhecimentos sobre os comandos dos tratores e lhes garante o certificado, para que estejam aptos a exercer a profissão de forma regulamentada”, explicou a prefeita. “Nosso objetivo é construir um novo caminho para todos os trabalhadores montividenses e, para isso, realizaremos mais parcerias para mais cursos e oportunidades”, completou.

Atualmente, o mercado de operadores de máquinas pesadas, a exemplo de motoniveladora, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, empilhadeira, pá carregadeira e trator agrícola, tem se tornado um ramo com muitas demandas e campo de trabalho. A motoniveladora é utilizada em obras de construção civil de grande escala, em conjunto com outros maquinários, principalmente para nivelamento de estradas ou patamares.