Noticias | 19/11/2018
Prefeitura de Montividiu do Norte - Mutirão da Saúde realiza 26 cirurgias de catarata e 12 de pterígio

Prefeitura de Montividiu do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Mutirão de Cirurgia de Catarata, na Clínica de Atendimento Médico Especializado São Cottolengo. O mutirão aconteceu em novembro e realizou no total de 26 cirurgias de catarata e 12 cirurgias de pterígio.

Os pacientes foram levados em um ônibus cedido pela prefeitura, que também ofereceu aos café da manha, alimentação, almoço e lanche tudo oferecido pela prefeitura, os pacientes ficaram na casa do Sr. João Cezar que também realizou a cirurgia de catarata.

A cirurgia de catarata tem o objetivo de remover o cristalino do olho que se tornou opaco, condição popularmente conhecida como catarata. Na cirurgia, a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética que recupera a transparência. O Procedimento da Cirurgia do Pterígio que é uma membrana que cresce sobre a córnea, é retirado através de uma "raspagem"; a isso se dá o nome de pterígio.
A cirurgia de catarata é um procedimento considerado de baixa complexidade, com anestesia local e sem a necessidade de internação. Os pacientes passam por exames laboratoriais e, quando necessário, cardiológicos. Com o resultado dos exames normais, estão prontos para a cirurgia, que dura de quinze a vinte minutos.

Segundo a Prefeita Jacira Martins (Cirinha da Farmácia), foi um resultado positivo, principalmente porque foi devolvida a confiança para essas pessoas. “Não é fácil ter problemas de visão, principalmente nessa faixa etária, eles podem até se machucar, foi uma campanha maravilhosa estou muito feliz por eles”, finalizou.

Segundo a secretária de Saúde, Jacilene Martins, informa que o mutirão atende pacientes já cadastrados, com o objetivo de reduzir, substancialmente, a espera. A porta de entrada é o Programa Saúde da Família (PSF). “Os pacientes iniciam a busca do serviço pelo PSF, identificada a necessidade da cirurgia de catarata esse paciente segue para a avaliação do oftalmologista”, esclarece. Ao todo, dezenas de pacientes passaram por avaliação médica, que encaminhou aqueles que já apresentavam condições para operar.

É inevitável que, com o correr dos anos, o ser humano venha a ter catarata. Em geral, ela começa a aparecer depois dos sessenta anos, porém esse processo pode ter início mais cedo. O envelhecimento natural das células do cristalino é a causa mais comum da catarata, embora existam outras origens: hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas, congênitas, medicamentos e infecções oculares. Não há nenhum método capaz de evitar ou prevenir a catarata.

O único tratamento eficaz conhecido até hoje é a intervenção cirúrgica. O seu aparecimento não pressupõe a necessidade imediata de cirurgia. Algumas cataratas são lentas e outras progridem com maior rapidez. A catarata não é como alguns pensam, uma membrana que cresce sobre a córnea e que é retirada através de uma "raspagem"; a isso dá-se o nome de pterígio. A baixa da visão provocada pela catarata só poderá ser recuperada pela remoção do cristalino opacificado e a introdução de um cristalino artificial (Lente intra-ocular).