Saúde | 20/11/2018
Prefeitura encerra campanha Outubro Rosa e faz balanço positivo com mais de 650 atendimentos
A conscientização e o combate ao câncer de mama são temas muito importantes. Carregue essa luta com você

Prefeitura de Montividiu do Norte, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz um balanço positivo da Campanha Outubro Rosa, que mobilizou centenas de mulheres montividenses no sentido de receber e levar informações sobre a prevenção e combate ao câncer de mama e do colo do útero.

Durante todo o mês de outubro, equipe de enfermagem da Saúde realizaram um trabalho direcionado às usuárias das Unidades Básicas de Saúde do município, ministrando palestras em tendas de espera, distribuindo material informativo e tirando dúvidas sobre como prevenir o tipo de câncer mais comum nas mulheres brasileiras e oferecendo também um momento de cuidado com a beleza corporal, com manicures e cabeleireiras todos em prol das mulheres presentes.

Conforme a secretária de saúde, no período da campanha do outubro rosa foi realizada 120 exames preventivos do câncer do colo do útero, 66 exames da mama, mais de 200 exames de teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B, hepatite C durante o mês de outubro, também foram realizados mais de 145 cortes de cabelos e feito mais de 150 tratamentos estéticos de manicure.
Ao longo da campanha foram atendidas centenas de mulheres em diversos lugares como na cidade de Montividiu do Norte, no distrito de Mata Azul, assentamento Santa Júlia, assentamento Santa Fé e no povoado de São Pedro.

De acordo com a Prefeita Jacira Martins (Cirinha da Farmácia), a campanha foi um sucesso e mobilizou as mulheres montividenses sobre a importância dos cuidados preventivos “Levar esse atendimento a zona rural e um grande esforço em conjunto com os funcionários da saúde, quero agradecer a todos que participaram. A campanha busca conscientizar a população sobre a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce, só se pode prevenir contra alguma doença quando se tem as informações necessárias, assim com esses exames e dicas a mulher saberá se cuidar melhor, possibilitando o diagnóstico precoce para o combate à doença” concluiu.

A secretária de Saúde Jacilene Martins complementa que além das consultas, diversas atividades foram realizadas, como vacinas, orientação nutricional, palestras sobre saúde da mulher, cortes de cabelo, serviços de manicure e pedicure, chapinha, dentre outras ações todas voltadas para as mulheres. “A campanha superou todas as expectativas. A atividade contribuiu para a melhoria da qualidade de vida das pacientes do Município, assim, como a promoção da conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama”, finalizou.