Noticias | 08/12/2018
Secretaria da Saúde divulga ações da campanha Novembro Azul em Montividiu do Norte

Como parte da programação voltada à campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Montividiu do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, no dia (23), de novembro na Academia Municipal, atividades voltadas aos cuidados com a saúde do homem. A ação contou com manhã de exercícios físicos; dinâmica de grupo; palestra sobre o câncer de próstata; cortes de cabelo; esclarecimentos sobre o toque retal; e atendimento individual de rastreamento do câncer de próstata, com solicitação de exames laboratoriais o como PSA.

Foram realizados em Montividiu do Norte 223 exames PSA, que é realizado a partir de uma amostra de sangue simples, serve para diagnosticar alterações na próstata. Aqueles que apresentarem algum tipo de alteração no teste são encaminhados para uma consulta agendada com o urologista, no dia 20 de novembro também foram realizados exames no distrito da Mata Azul atendendo mais de 120 homens.

Para a Prefeita Jacira Martins (Cirinha da Farmácia) "O objetivo da campanha é chamar a atenção dos homens para a necessidade de diagnosticar precocemente o câncer de próstata, hoje essa doença no Brasil, é a segunda mais comum entre os homens, a importância desta ação é proporcionar a conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce das principais patologias que acometem o homem: câncer de próstata, diabetes, hipertensão arterial, doenças relacionadas ao tabagismo e alcoolismo, dislipidemias, entre outras", comentou a Prefeita.

Através do evento, a Prefeitura reforça o alerta à população masculina, público alvo do câncer de próstata, sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção da doença. Para a secretária de saúde, Jacilene Martins, o assunto é de grande importância. “Estamos realizando esse evento voltado para todos os homens que se preocupam com a sua saúde. Serão palestras esclarecedoras, que contam com informações muito importantes para a prevenção de doenças, principalmente o câncer de próstata”, explicou.

SAIBA MAIS

Novembro Azul (Movember) é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Em vários países, o Novembro Azul é mais do que uma simples campanha de conscientização.

Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes, símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão entre os homens, cultivo da saúde do homem, entre outros. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.