Noticias | 19/02/2019
Montividiu do Norte - Prefeita Cirinha participa de reunião com Governador e Ministro da Cidadania
Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado apresentou a Prefeita Jacira Martins (Cirinha) o recém criado Índice Multidimensional de Carência das Famílias de Goiás (IMCF).

A Prefeita Jacira Martins (Cirinha da Farmácia) participou de uma reunião do Gabinete de Políticas Sociais, nesta terça-feira (19/02) em Goiânia, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com o Ministro da Cidadania, Osmar Terra e com o Governador Ronaldo Caiado, com a finalidade de discutir ações de políticas sociais.

Foram apresentados dados do Índice Multidimensional de Carência das Famílias de Goiás (IMCF), relativos aos municípios com os indicadores mais preocupantes, prefeitos das dez cidades com IMCF mais baixos participaram da reunião, são eles os municípios de Montividiu do Norte, Cavalcante, Colinas do Sul, Amaralina, Teresina de Goiás, Monte Alegre de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Campinaçu, Hetoraí e Matrinchã.

O objetivo da reunião é entregar o estudo realizado pelo Instituto Mauro Borges a cada um dos dez municípios e abrir o canal de diálogo permanente entre o colegiado e os prefeitos.
Organizado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), o indicador tem como objetivo ampliar o conceito de pobreza, entendido apenas como ausência de renda, para identificar as variadas privações, como a taxa de analfabetismo, falta de água canalizada e energia elétrica, evasão escolar e até ausência de banheiro nas moradias.

Com os estudos em mãos, o governador deu início às discussões conjuntas sobre ações que devem ser implementadas imediatamente. A prioridade, segundo ele, é traçar estratégias para resgatar as famílias que se encontram em grave situação de privação.

Neste primeiro momento, o Gabinete de Políticas Sociais concentra esforços nas dez cidades com os índices mais baixos de IMCF, de forma a mapear as famílias no chamado “risco cinco” e dar prioridade às ações específicas para esse grupo.

O governador Ronaldo Caiado quer viabilizar, por exemplo, projetos para os municípios conseguirem utilizar os mais de R$ 70 milhões do Fundo Municipal de Assistência Social, depositados nas contas dos municípios, que até o momento não foram utilizados e correm o risco de ser devolvidos à União.

“Não podemos desperdiçar esses recursos. Eles podem ser transformados em política social para combater as carências dos municípios dentro do que o Instituto Mauro Borges mapeou. Quero alertar o ministro e os prefeitos para que o dinheiro não seja devolvido ao governo federal”, explica.

endereo

• Praa Vereadora Nilda Mota Lucindo