Saúde | 15/03/2019
Prefeitura De Montividiu do Norte - Prefeita comemora sucesso da conferencia municipal de saude
O objetivo é promover, através da participação popular, uma profunda discussão sobre a saúde.

Com o objetivo de ouvir a população em relação aos problemas enfrentados nas comunidades, analisar a situação atual do Sistema Único de Saúde (SUS) e discutir soluções junto aos participantes, a Prefeitura Municipal de Montividiu do Norte, por meio da secretaria municipal de saúde, em parceria com o conselho municipal de saúde, promoveram no dia, 12 de março, a 5ª Conferência Municipal de Saúde o evento foi realizado no salão paroquial e teve como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

A conferência contou com a participação da Prefeita Jacira Martins (Cirinha da farmácia), a secretária municipal de Saúde, Jacilene Martins, Vice-Prefeito, Vereadores, funcionários, profissionais de saúde, gestores, conselheiros municipais de saúde, representantes de movimentos sociais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O principal objetivo da Conferência é promover, através da participação popular, juntamente com profissionais de saúde, gestores e prestadores de serviços de saúde, uma profunda discussão sobre os temas definidos pelo Conselho Nacional de Saúde.

As conferências de saúde são espaços institucionais de participação social e democrática da sociedade, responsáveis por avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para as políticas de saúde para os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) que servem para orientar os governos no planejamento da saúde e na definição de ações prioritárias nos municípios, estados e em âmbito nacional.

Para a Prefeita Cirinha “O debate é um instrumento muito importante, uma vez que ao discutirmos juntos com os maiores interessados, descobrimos o que é melhor para a saúde do nosso município, ouvindo o usuário e suas necessidades, nos fortificamos como uma gestão mais democrática e participativa”, concluiu a prefeita.

Todos os participantes que estiveram presentes na Conferência até a conclusão dos trabalhos de grupo ganharam o certificado.